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Sobre a CPAD

A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) foi instituída na UFABC através da Resolução ConsUni nº 171, de 17 de novembro de 2016. Trata-se de uma comissão multidisciplinar encarregada de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada na instituição, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação daqueles destituídos de valor.

A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independente de seu suporte. Para tanto, são utilizados dois instrumentos técnicos arquivísticos denominados Código de Classificação e Tabela de Temporalidade.

O Código de Classificação é o instrumento utilizado para classificar todos os documentos recebidos e produzidos na instituição, conforme suas funções e atividades. Tem por objetivo agrupar os documentos por assunto específico.

A Tabela de Temporalidade é o instrumento que define o tempo de guarda para os documentos conforme o seu assunto. Tem por objetivo estabelecer os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, de forma a resguardar o patrimônio documental da instituição.

São atribuições da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD):

  • Auxiliar no diagnóstico dos documentos arquivísticos produzidos e recebidos;
  • Adaptar os instrumentos técnicos para a UFABC;
  • Orientar a aplicação dos instrumentos nas áreas administrativas e acadêmicas;
  • Assessorar no processo de seleção dos documentos passíveis de eliminação;
  • Eliminar os documentos de acordo com as normas estabelecidas.
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